Metade dos sócios de corretoras de seguros acreditam que, em 2016, o faturamento do setor vai piorar (45%) ou ficar muito pior (5%). Outros 41% entendem que não haverá mudanças no quadro atual e apenas 9% apostam no crescimento da receita. É o que aponta pesquisa realizada pela Fenacor para apurar o índice de confiança do mercado.
Os seguradores estão um pouco mais pessimistas: 52% temem uma queda do faturamento e 2% admitem que o quadro pode ficar ainda pior. Apenas 2% ainda acreditam no incremento da receita no ano e 44% responderam que tudo deve ficar “igual”.
Ao responderem sobre a rentabilidade do setor, 55% dos sócios de corretoras entrevistados disseram que esperam um cenário “pior” outros 9%, um cenário “muito pior”. Somente 27% apostam na estabilidade e 9% ainda aguardam uma melhor rentabilidade no ano.
Entre os seguradores, há uma clara divisão: 52% responderam que esperam uma queda na rentabilidade e 46% entendem que não haverá mudanças.
Quanto ao desempenho da economia brasileira, 59% dos corretores trabalham com a possibilidade de um quadro “muito pior” (27%) ou pior (32%).
Fonte/Autor por: CQCS