Apesar de abordada em noticiários e comentada por todos, a economia do país ainda é uma incógnita para muitos, pois é complexa e tem características próprias que exigem um pouco mais de conhecimento na área para compreender.
Pensando nisso, o CoachFinanceiro Robson Profeta explica como entender as diretrizes da economia como inflação, aumento ou queda da taxa Selic, variação cambial, neoliberalismo e socialismo, de forma simplificada.
Para Robson, a Lei da Oferta e Procura (ou Demanda), ajuda a sintetizar bem a economia em um contexto geral. “O que faz do ouro um metal caro é a sua aceitabilidade e raridade. Com estas duas variáveis, o preço do produto acaba subindo. Mas porque o cobre ou a prata não são tão caros, mesmo sendo bem aceitos? Pois apesar de ter procura, eles são metais encontrados com maior facilidade. Desta forma funciona a Lei da Oferta e Procura. É uma combinação do quanto este produto está disponível versus quantas pessoas/empresas o procuram, até chegar ao preço de mercado.” explica Robson.
Quando temos inflação, esta Lei também ressurge. “Existe uma inflação chamada inflação de demanda, ou seja, se todas as pessoas consomem produtos em demasia, os produtores colocam mais deste produto no mercado e/ou aumentam seu preço. Se o consumoaumenta, preço tende a aumentar, nascendo ai a inflação” pontua Robson.
Ao prever uma crise inflacionaria, o Governo pode intervir aumentando a taxa de juros (a taxa Selic), deixando o dinheiro mais caro a fim de frear o consumo, desta forma se o consumo cai, os preços precisam cair, caso contrário produtos e serviços ficarão parados “em prateleiras”.
Para o Coach, não para por ai. “Se os juros aumentam, os mesmos se tornam atrativos aos investidores do exteriorpois em outros locais os juros são mais baixos, então investem no Brasil. Quando isto acontece, a economia local fica recheada de dólares e como explicado, muito produto no mercado, preço cai, ou seja, dólar cai. Em contrapartida se, por exemplo, uma agência de risco avalia que o Brasil é um país arriscado de se investir, os investidores estrangeiros resolvem fugir. Com a fuga de dólares no mercado, o preço da moeda aumenta, pois ela fica escassa. Isso sem falar dos efeitos devastadores da dívida interna do Governo. Afinal se o Governo aumenta os juros, um dia terá que pagar isto para quem comprou seus títulos”
Robson aproveita ainda para explicar porque estas intervenções do Governo nos ajuda a entender inclusive como funcionam as frentes politicas. “Os Neoliberais são aqueles que defendem o livre comércio sem interferência do Governo. Já os Sociais Democratas defendem a intervenção quando necessário e os Socialistas defendem a intervenção do Governo, inclusive com estatizações e poder centralizado do Governo.”
Robson ainda cita alguns exemplos de erros graves no curso da historia que devem servir como guia para ações futuras de nosso Governo. “Em 1929 a quebra da bolsa de valores bem como a crise do mercado imobiliário, ambas nos Estados Unidos foram um grande exemplo da falta de intervenção do Governo. Do outro lado, encontramos os sistemas socialistas mal sucedidos em países como Cuba, Coreia do Norte, China comunista e URSS onde o Governo intervinha em demasia gerando inclusive um sentimento de tirania. Talvez o modelo de intervenção minina necessária seja o mais adequado, entretanto isto não significa intervir de forma corretiva e sim preventiva, sempre mirando o desenvolvimento sustentável a longo prazo” conclui.
Fonte/Autor por: Toda Comunicação