A internet atualmente é algo indispensável para milhões de pessoas em todo o mundo, para entretenimento, comunicação, pesquisa de conteúdo, entre outros.
Mas muito se especula sobre os negócios na grande rede, se é possível obter sucesso transferindo seu foco de atuação do meio físico para o digital, ou se vendas e produtos online realmente são um bom caminho para alavancar os negócios. E ainda mais, é possível ter uma empresa unicamente na internet?
Se você acha que não, precisa conhecer algumas Startups Brasileiras que obtiveram sucesso rapidamente utilizando-se apenas de: conhecimento, inovação e o principal, A Internet!
Mas antes, precisamos saber: Afinal, por que uma empresa é chamada “Startup”?
Existem características que diferem as startups dos negócios tradicionais, como lojas, restaurantes ou padarias. A mais evidente é o grande potencial de crescimento versus seu investimento inicial.
Listamos algumas características que fazem uma empresa ser considerada uma Startup:
– Não há como afirmar se a empresa irá dar certo
– O modelo tem de ser inovador
– Modelo de negócios enxuto
– Ser repetível, ou seja, ser capaz de entregar o mesmo produto novamente em escala potencialmente ilimitada, sem muitas customizações ou adaptações para cada cliente
– Ser escalável, crescer cada vez mais, sem que isso influencie no modelo de negócios
– Crescer em receita, com custos baixos. Isso fará com que a margem seja cada vez maior, acumulando lucros.
Há uma definição atual, que parece satisfazer a diversos especialistas e investidores – Uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios escaláveis, trabalhando em condições de extrema incerteza.
Mas, além de tudo, uma das principais características de uma Startup é seu clima de trabalho e o envolvimento, em sua maioria, liderança jovial e condições liberais de trabalho.
Mas, empresas com organização e perfil liberal, isso é possível? As startups vêm para quebrar paradigmas, mostrando-se cada vez mais um novo conceito dos negócios modernos, com isto diferente perfis de profissionais e negócios revelam-se.
Voltando aos negócios na Internet, startups muitas vezes conseguem atingir resultados incríveis com as fórmulas citadas acima, garantindo não apenas lucros, mas qualidade de vida aos envolvidos no projeto.
Um exemplo disso é a Animal Company, que atua no ramo pet (animais de estimação). A Startup criou um ambiente descontraído e propício para a criação, mas sem deixar de lado o comprometimento e prazos, e está alcançando excelentes resultados.