Hoje em dia, é muito raro se deparar com alguém que não possua nenhum bicho de estimação. Seja os mais comuns, como: cachorros, gatos, pássaros, hamsters e coelhos, como também cobras e, até mesmo, jegues. Ocorre que, devido a toda essa paixão pelos bichinhos, surgiu um mercado novo com ótimas oportunidades.
O mercado para os cachorros atualmente é gigante: roupinhas, rações, coleiras personalizadas, cinto de segurança para andar de carro, casinhas diferenciadas, hotéis com um atendimento personalizado, inclusive, creches para que os pequenos não fiquem em casa sozinhos, enquanto seus donos vão para o trabalho.
Além de todas estas vertentes, o mercado dos pets abriu caminho também para o Seguro Pet. O seguro para a saúde dos animais de estimação é como os planos de saúde dos humanos. Como é uma coisa nova, ainda não existem muitas seguradoras que oferecem o serviço.
Existem várias seguradoras comuns, já utilizadas por muitos para o seguro do carro, que oferecem seguro para cachorros, como a Liberty, por exemplo. Entretanto, desde 1976, existe na Inglaterra a Petplan, um seguro criado especialmente para cuidar da saúde dos cães e ajudar todos os donos de animais a não serem surpreendidos por contas veterinárias, que não conseguem pagar quando seus animais adoecem.
Segundo a biografia que se encontra no site da Petplan Brasil, esta surgiu aqui quando um de seus fundadores viajou para a Inglaterra e descobriu que seus amigos britânicos nunca haviam pago uma conta veterinária. Deste modo, em 2010 trouxeram a ideia da empresa também para o Brasil.
A empresa oferece 3 tipos de planos, que vão do mais simples ao mais elaborado. O mais em conta cobre consultas, exames e pequenos procedimentos, feitos exclusivamente em consultório, e inclui também urgências e emergências. Já o plano mais caro, cobre além da cobertura ambulatorial, hospitalar, exames laboratoriais e de imagem, check-ups, vacinas, consultas com especialistas, consultas domiciliares, parto, castração, inclusive, tratamentos exclusivos como acupuntura e fisioterapia.
Enfim, o plano realmente funciona como um plano de saúde dos seres humanos. E só existem benefícios, pois os planos não são caros e oferecem serviços inimagináveis, inclusive, a microchipagem do animal.