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A importância da tonalidade vocal ao dar o feedback

Especialista explica que diálogo franco melhora a convivência entre líder e liderado

Uma das reclamações recorrentes nas empresas é a questão da falta do diálogo. Por parte do liderado, que reclama do gestor que não o escuta, e por parte do chefe, que se diz insatisfeito com o desempenho da equipe. Acontece, porém, que muitas vezes não existe um diálogo e sem isso, é impossível alinhar as expectativas e desfazer ruídos na comunicação.

Shana Wajntraub, psicóloga e consultora de carreiras, da Eleve Consulting, diz que um feedback, seja positivo ou corretivo, é fundamental para a saúde da empresa e dos relacionamentos corporativos. “Como profissionais e líderes de pessoas, devemos estar constantemente atentos à forma que nos comunicamos com o outro, principalmente a tonalidade vocal, ritmo e energia que empregamos em nossa fala. As nossas emoções são contagiantes, sejam positivas ou negativas”, explica a profissional, atentando para postura e tom da conversa.

Prestar atenção no tom de voz é importante, pois, por exemplo, se o líder der um feedback positivo, mas com tom de censura e distanciamento, o liderado provavelmente ficará desanimado. No caso de um feedback corretivo, se for dado com um tom otimista e simpático, provavelmente, a pessoa que está recebendo a advertência ficará mais receptiva a mensagem.