A SUSEP investe na aproximação com órgãos similares de outros países visando a acelerar o processo de troca de experiência e adequação às boas práticas internacionais. Na edição desta quinta-feira (19/11) do Diário Oficial da União, a autarquia publicou extratos de convênios firmados com três importantes instituições.
A primeira delas é a Federal Insurance Office – FIO, dos Estados Unidos, com quem a Susep firmou memorando bilateral de entendimento. O objetivo, neste cso, é promover a cooperação, coordenação, consultaa e troca de informações relativas à regulação do setor de seguros. O acordo, que não envolve valores, terá vigência indeterminada.
O segundo acordo bilateral foi firmado com a Agência Angolana de Regulação e Supervisão de Seguros – ARSEG. Por esse acordo, as duas instituições se comprometem a promover a cooperação mútua e gerar o intercâmbio de informações e formação profissional.
Também neste caso, não há ônus previsto para o acordo, que terá vigência de dois anos, mas com renovações automáticas.
O terceiro memorando foi assinado com a Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões – ASF, de Portugal.
A meta também é promover o intercâmbio de informações e formação profissional. E igualmente não há ônus, sendo que a vigência será de dois anos, com renovações automáticas.