A maior parte das contratações via web é feita por mulheres, a principal forma de pagamento é débito em conta e as grandes capitais concentram ainda o maior percentual das demandas
Rio de Janeiro, novembro de 2015: A Mongeral Aegon, primeira empresa do setor de seguros e previdência a criar um portal de e-commerce com processo de compra 10% online, revela o perfil de quem contrata esses serviços pela internet. O levantamento feito entre janeiro e julho de 2015 a partir da base de clientes da plataforma da empresa revela que o consumidor deste tipo de solução financeira é composto principalmente por mulheres, 56% ante 44% do público masculino. Já a idade do público, segue a tendência daqueles que acessam a internet: a maioria tem até 50 anos.
Sobre as formas de pagamento, enquanto as transações de itens de consumo na internet tendem a ser via cartão de crédito, na hora de contratar o seguro ou previdência, a preferência é por débito automático, representando 80% dos clientes. Outros 11% usam cartão de crédito e 9% preferem realizar o pagamento via boleto bancário.
“Como este canal de contratação de seguros foi inaugurado pela companhia há dois anos, ainda estamos conhecendo o perfil de quem contrata via web, essencial para pensar em melhorias na experiência de compra. Hoje pouco mais de 6% da população tem um seguro de vida e a loja online permite melhorar o acesso das pessoas a essas soluções financeiras”, diz Rafael Rosas, superintendente de marketing direto da Mongeral Aegon.
Um dado curioso identificado neste consumidor é o horário escolhido pela maioria para realizar a transação. Do total, 76% afirmam ter contratado durante o expediente do trabalho e 16% fazem uso desta modalidade de compra de casa. Apenas 7% afirmam adquirir o produto no trabalho, mas depois do expediente.
Segundo o levantamento, os profissionais que mais pensam no futuro quando acessam o meio virtual são administradores, vendedores, advogados, empresários, gerentes e professores. Os aposentados, corretores e pensionistas também compõem o quadro de clientes, mas a maioria (67%) atua em profissões variadas.
A maioria das pessoas que contratam seguros e previdência pela internet ainda está localizada nos grandes centros, 53% nas capitais e ainda distribuídos por dez grandes cidades brasileiras, principalmente: São Paulo (33%), Rio de Janeiro (24%), Brasília (10%), Belo Horizonte (7%), Salvador (6%), Recife (4%), Fortaleza (4%), Guarulhos (4%), Cuiabá (4%) e Campo Grande (4%).
Sobre a loja Online
Primeira empresa do setor de vida e previdência a criar uma plataforma de venda 100% online, a Mongeral Aegon investe na integração e ampliação dos seus canais de venda, privilegiando a figura estratégica do corretor. Para isso criou lojas personalizadas para esses profissionais dentro do portal de e-commerce, gerando oportunidade de negócios e unindo o tradicional modelo de vendas ao ambiente digital. A companhia investe também na facilidade de acesso para o cliente: o portal é responsivo, permitindo ao cliente navegar e contratar não só por meio do desktop – por onde ainda é feita maior a parte das compras (52% no primeiro trimestre de 2015) -, mas também via dispositivos móveis, tendência que começa a ganhar força. Para se ter ideia, 33,12% das contratações foram feitas via celular e smartphone e 4,9% via tablets no mesmo período.
“Criamos um projeto integrado onde a figura estratégica do corretor está inserida no modelo de vendas e com novas oportunidades de gerar negócios”, diz Rafael Rosas, superintendente de marketing direto da Mongeral Aegon.