Fonte: CQCS
Além de ser uma das principais fontes de informação para a comunidade de corretores de seguros brasileiros, o CQCS é também uma boa base para pesquisas de estudantes e consultores. Foi o que comprovou a corretora Silvana Aparecida Tomio da Silva, que ganhou nota 9,3 e muitos elogios dos professores ao utilizar informações apuradas no site para concluir o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “O CQCS me ajudou bastante no desenvolvimento da pesquisa. Foi fundamental para que eu me formasse na Faculdade de Direito, em agosto”, afirma Silvana Tomio, que é sócia das empresas Oriento Corretora de Seguros e Silvana Tomio Corretora de Seguros, além de integrar a diretoria do Sincor-SC.
O tema da pesquisa foi a responsabilidade que cabe ao corretor de seguros. Silvana Tomio diz que a escolha foi a mais acertada, pois pretendia entender melhor essa questão. “Sou corretora de seguros há 15 anos e vou continuar exercendo a minha profissão. A faculdade de Direito serviu basicamente para que eu pudesse me aperfeiçoar e entender um pouco mais sobre a responsabilidade do corretor de seguros”, assinala.
Ela revela ainda que, no começo, os professores insistiram para que ela utilizasse apenas doutrinas e leis como base da pesquisa. Contudo, como o tema raramente consta dessas doutrinas, ela obteve autorização para utilizar as informações do CQCS. “Esse tema não é comum, mas é de suma importância para o mercado de seguros e para a área de Direito. Muitos casos que chegam no Judiciário são relacionados ao setor de seguros. Então, os professores acabaram aceitando a ajuda que busquei no CQCS, porque hoje matéria em si (responsabilidade dos corretores) não é muito encontrada em doutrinas”, acrescenta.
Silvana Tomio diz ainda que “foi fácil” achar o que precisava no CQCS. Ela recebe diariamente o “News” com as principais notícias publicadas no site e, com base nisso, foi selecionando o que era relacionado ao Direito e à responsabilidade do corretor.
Quando terminou, ela enviou o TCC para avaliação do Dr. Lodi Sodre, advogado com forte atuação no mercado de seguros. A resposta foi animadora: “Ele gostou muito do trabalho. Deu umas pinceladas, mas achou muito interessante o tema”, conclui a corretora e, agora, advogada Silvana Tomio.