×

Tem Seguro Auto? Saiba quais situações não compensa acioná-lo

Hoje em dia, ter um carro virou uma necessidade de locomoção, porém com ele vem diversos gastos como o IPVA, além de alguns outros problemas como, uma colisão, falha mecânica (que pode precisar de guincho), roubo, entre outros.

De acordo com informações do site Portal do Trânsito, uma boa estratégia para ter um maior controle financeiro é possuir um Seguro Auto. Porém, o principal motivo que nem sempre compensa acionar o seguro é a franquia, que dependendo da situação, o valor que o cliente pagará para a seguradora referente a taxa é maior que se levasse para ajustar o veículo e pagasse por fora.

Para saber a diferença de quando é preciso ou não acionar o seguro, confira abaixo algumas situações:

Batidas Leves

Se você deu apenas uma batida bem leve no seu veículo e ainda estava em baixa velocidade, por exemplo, com certeza terá mais prejuízo se acionar o seguro do seu carro para o conserto. Mesmo que você bateu em outro carro e não teve tanto estrago, faça orçamentos e pague o conserto por fora.

Nestes dois casos, não deve se acionar o seguro.

Colisão envolvendo terceiros

Outra situação onde não compensa acionar o seguro do seu carro é quando você se envolver em uma colisão com terceiro. Neste caso, a pessoa responsável pelo acidente deverá arcar todo o custo tanto da franquia quanto do conserto do seu veículo.

Se a pessoa não tiver seguro, terá que arrumar uma outra forma para fazer o serviço.

Caso a pessoa tenha sumido e não tenha pago o conserto do veículo, acione o seu seguro e depois entre com um processo de pequenas causas pedindo o ressarcimento.

 

Fonte: CQCS I Luana Neiva