Por Alexandro Barbosa, diretor comercial regional N/NE da Allianz Seguros.
Foram muitas as transformações vividas pelo mercado de seguros nos dois últimos anos, especialmente por conta da pandemia. Mas, algo que este período fortaleceu positivamente foram as premissas básicas da contratação de seguros: garantir a saúde e os bens, principalmente em um cenário de crise. E aqui entra uma oportunidade ímpar para o corretor, tanto para desenvolver o seu papel de consultor, como para ampliar a atuação em outros ramos.
Para se manter competitivo nesse mercado em constante evolução, o corretor de seguros deve diversificar seu portfólio e promover iniciativas para reter o cliente, que tem que perceber o valor agregado do profissional.Uma carteira diversificada torna o negócio mais sólidoe rentável para o corretor.
A diversificação da carteira é um dos maiores trunfos que um corretor pode ter em sua carreira.Por isso, a importância de procurar outros nichos de atuação e oferecer novas soluções para atender o que os clientes precisam neste momento.
A Allianz Seguros acredita bastante na diversificação de carteiras e incentiva os parceiros de negócios a fazerem esse movimento. Para isso, a companhia oferece um amplo portfólio de produtos, envolvendo Automóvel, Massificados, Negócios Corporativos, Saúde e Vida.
Em Massificados, por exemplo, o destaque vai para o seguro Residencial. Como as pessoas passaram a ficar mais em casa, que se transformou em local de trabalho, estudo, lazer, também aumentou a conscientização sobre a importância da proteção desse bem. Outro ponto de destaque é que cada vez mais as pessoas estão procurando alternativas ao trabalho convencional, empreendendo em negócios próprios, seja para complementar a renda ou para criar uma. Desta forma, o seguro Empresarial PME tende a ser um aliado das pessoas que desejam segurar e garantir a continuidade dos negócios.
Destaque também para o ramo Vida, que após a chegada da pandemia, vem registrando seguidos aumentos na procura. As pessoas estão começando a compreender que o seguro de vida não cobre apenas morte, mas também invalidez, doenças graves e diversos outros serviços, funcionando ainda como um produto importante no planejamento financeiro.
Já em Negócios Corporativos, o ramo de transporte vem ganhando cada vez mais importância, acompanhando o movimento da economia e dos mercados de consumo e deve seguir mantendo bons índices de desempenho com uma maior flexibilização das regras de circulação.
A estratégia de diversificação na comercialização dos produtos tem sido fundamental para a continuidade e crescimento dos negócios do mercado de seguros. Se olharmos para os números do setor em 2021, de janeiro a novembro (dados SUSEP), os maiores crescimentos foram nos ramos Rural (38%), seguido das linhas Responsabilidade Civil (RC), Transporte e Patrimoniais (aumento acima de 20%), bem como o seguro Vida (17%).
Na Allianz não foi diferente. O seguro Auto continua sendo o carro-chefe de vendas, mas a seguradora cresceu em novas apólices, nas renovações e, principalmente, no crossselling. Portanto, continuaremos incentivando essa atuação junto aos corretores, orientando, capacitando e oferecendo produtos e ferramentas para ampliar sua carteira e seus negócios.
Fonte: Allianz