A Câmara dos Deputados vai realizar audiência pública para debater a possibilidade de cobertura dos seguros e planos de saúde de procedimentos solicitados e consultas realizadas por profissionais não médicos. Entre as entidades que participarão deverá estar a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), convite proposta em requerimento apresentado pela deputada Vivi Reis (PSOL/PA).
Segundo a parlamentar, atualmente, milhões de brasileiros se utilizam dos planos de saúde privados para acessar os serviços de saúde nas mais diversas especialidades, médicas e não médicas. “Entretanto, especialmente pelo modelo médico centrado ainda predominante no sistema de saúde brasileiro, muitos destes usuários encontram barreiras ao tentar realizar diversos procedimentos, como exames e consultas, com a cobertura dos seus planos”, argumenta a autora do requerimento.
Ela acrescenta ainda que diversas operadoras de saúde negam a cobertura de procedimentos requisitados por profissionais não médicos levando a situações como a de médicos terem que “praticamente transcrever as prescrições para que estas sejam aceitas pelos planos”.
Entre as especialidades não médicas mais conhecidas constam a Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição e Fonoaudiologia.
Fonte: CQCS