O jornal “Bom dia Cidade”, da EPTV fez uma reportagem explicando quando o segurado pode ter problemas em receber indenização do seguro auto em caso de enchente. A repórter Fernanda Ribeiro, na cidade de São Carlos, interior paulista, explica os casos em que o motorista pode perder indenização.
Ela explica que a seguradora deve cobrir danos causados por alagamentos, mas existem exceções e, por isso, o motorista deve prestar atenção nas cláusulas na hora da contratação.
A reportagem diz ainda que segundo regra da Susep todo seguro deve cobrir perdas provocadas por enchentes. Está no rol de coberturas da Susep.
A repórter destaca que algumas coisas podem cair no rol de exclusão, por isso o preenchimento correto do questionário é fundamental “porque nele deve estar a verdade” e exemplifica dizendo que não adianta colocar no questionário que coloca o carro no estacionamento durante o trabalho e, na prática, deixa o veículo na rua. “Neste caso, se houver alagamento ou enchente e o carro for atingido, o motorista pode ficar sem a indenização”, alerta a repórter.
O diretor regional do Sincor-SP, Gilberto Affonso de André, é um dos ouvidos pela reportagem. Segundo ele, um outro agravante é quando o motorista vê o alagamento e tenta passar. “Ele está agravando o risco. Ele deve parar o veículo e voltar até porque está colocando em risco sua vida e não deve fazer isso de forma alguma”, diz.
A repórter diz ainda que muitos fatores influenciam na definição do valor do seguro como quantidade de roubos e, no caso da cidade de São Carlos, a questão do alagamento já que a cidade enfrenta muito esse problema.
A reportagem conta a história de Daniel Rohrer da Silva que teve um carro arrastado na enchente há 4 anos. “Graças a Deus a seguradora me indenizou tudo”.
Fonte: CQCS com informações do G1